PIBID FILOSOFIA REALIZA I SEMINÁRIO DE EXPOSIÇÃO DE PESQUISAS DOCENTES NO COLÉGIO ESTADUAL RIO BRANCO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PR

05/07/2014 13:24

 

            No último dia 29 de março, no Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina, realizou-se o I SEMINÁRIO DE EXPOSIÇÃO E PESQUISAS DOCENTES, com início às 8h30min.  O evento marcou o início das atividades 2014, do Grupo PIBID Paulo Freire. O Grupo recebeu 28 novas inscrições de membros de diversas localidades: Jundiaí do Sul, Jacarezinho e Cambará, além de Santo Antônio da Platina.

Para a professora de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Rio Branco, Marilene Lanci Borges “o Grupo Paulo Freire nos faz lançar um olhar atento a todas as dimensões profissionais. Costumamos ser unilaterais, e isso não cabe no ambiente escolar, aliás não há lados a escolher, neste contexto, e sim a preocupação de promover a unidade”, completou.

  No início das atividades o professor Fábio Gabriel, supervisor de Filosofia, agradeceu aos diretores Maria Aparecida Silva e Marcelo Corsini, pela abertura do colégio para a realização das atividades do Grupo de Estudos PIBID e acolheu aos presentes apresentando-lhes os objetivos do Grupo de estudos. O professor ainda enfatizou a importância da valorização do profissional docente e da construção de intervenções didáticas que melhorem significativamente a qualidade do ensino fundamental e médio.

Na sequência, proferiu palestra o psicólogo Marcos Hoffmann que apresentou a temática “Psicanálise e educação: as possíveis contribuições da psicanálise para a educação”.         Após intervalo, iniciaram-se as apresentações de pesquisas do Grupo, resultados dos  estudos de  2013. Fizeram suas apresentações, entre outros, a Professora Rosana Contini, abordando suas conclusões sobre a importância da didática na prática docente, a professora Marilene Lanci Borges , que destacou a importância da utilização das mídias na educação, e a professora Cristina Silva, que discorreu sobre a ética nas relações com a tecnologia e com o meio ambiente, segundo Hans Jonas.

 “ O Grupo Paulo Freire possibilitou uma maior integração entre professores. Pudemos não apenas estudar temáticas relevantes, como também estreitar os laços de amizade e intensificar nosso profissionalismo”, comentou a professora de educação física, do Colégio Rio Branco, Cristina Silva. Durante o dia de estudos, também foram divididos capítulos do livro “Psicanálise e  Educação” que serão estudados em grupo e começarão a ser apresentados no próximo encontro, no dia 26/04.

Encerrando as atividades, o professor Fábio Gabriel (supervisor) mencionou agredimento ao professor José Carlos (coordenador do subprojeto Filosofia) e à Professora Carla (coordenadora geral PIBID UENP), pela contribuição na divulgação e orientações para a realização do Grupo de Estudos Paulo Freire, bem como agradeceu a todos pela consolidação do Grupo de Estudos.

Voltar