I CADERNO DE REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA PIBID FILOSOFIA

01/09/2013 13:26

INTRODUÇÃO AO CADERNO DE REFLEXÕES

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo" (Merleau-Ponty)

 

            O retorno da disciplina de Filosofia ao ensino médio, ao mesmo tempo em que propicia uma reflexão acerca da importância da contínua busca de metodologias adequadas para uma aprendizagem dos conteúdos filosóficos, abre a perspectiva de uma interação dos referenciais teóricos da história da filosofia com o cotidiano do estudante do ensino médio.

           Em 2 de junho de 2008, aprovou-se a lei alterando o artigo 36 da LDB: “IV – serão incluídas a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (BRASIL, 2008).” Fez-se obrigatória a disciplina de filosofia nos currículos das escolas de ensino médio, no Brasil, pelo então Presidente da República José de Alencar Gomes da Silva.

           Na realidade, a filosofia, que tanto se quer ensinar hoje, sempre esteve presente na história da educação brasileira; no entanto, conquistá-la como disciplina obrigatória para o ensino médio demandou uma longa e feroz batalha. Tal conquista só foi possível graças aos movimentos liderados por professores universitários, alunos e professores das escolas públicas, que mobilizaram comunidades de todas as regiões do país e lutaram por esse retorno.

           Impõe-se salientar, aqui, a importância de se ter feito este breve panorama histórico para evidenciar a influência política e ideológica a que a filosofia se expôs, em razão de os governantes brasileiros submeterem a disciplina em referência aos interesses de cada época, desde o período colonial, com a intenção de cristianizar a nova terra, até os tempos da ditadura, quando a filosofia foi extinta das grades curriculares por não mostrar-se compatível com os desejos dos governantes, cuja meta consistia em alienar, em massificar a população. Foi substituída, então, por disciplinas cujo intuito seria justificar o autoritarismo, criar um patriotismo cego que atuasse como uma venda capaz de fazer o povo não perceber as injustiças, nem as irregularidades cometidas por esses mesmos mandantes.

          Como professor supervisor no Colégio Rio Branco em Santo Antonio da Platina, estado do Paraná, quero agradecer a oportunidade da gentil acolhida que a mim ofereceu a direção do referido colégio, na pessoa dos diretores: Profa. Maria Aparecida da Silva e Prof. Marcelo da Silva Corsini. Desde o início, sempre muito solícitos, mostraram-se acolhedores e parceiros do PIBID na unidade escolar. Agradecimentos ao Prof. José Carlos da Silva, pelo empenho, pela dedicação e pela amizade, em seu trabalho como coordenador-geral do PIBID Filosofia.  Agradecimentos aos bolsistas PIBID Filosofia que, neste Caderno de Ensino de Filosofia, presenteiam-nos com suas contribuições, reflexões e relatos de experiência em seu contato com a realidade do ensino da filosofia. Seja este o primeiro de muitos cadernos que hão de ser oferecidos, sempre em um constante e profícuo aprimoramento!

Fábio Antonio Gabriel – professor supervisor Colégio Rio Branco PIBID/UENP/FILOSOFIA

 

Para ter acesso ao CADERNO DE REFLEXÕES, clique   aqui  

Voltar