COMUNICAÇÕES PIBID DURANTE O CONGRESSO DE EDUCAÇÃO 2013 UENP/CJ

11/06/2013 18:10

COMUNICAÇÃO COORDENADA ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

 

O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DE SÓCRATES

 

Fabio Batista

 (UENP/CCHE/FILOSOFIA – bolsista PIBID CAPES/UENP – Filosofia – Colégio Rio Branco / mestrando em Filosofia pela UEL)

Prof. Fábio Antonio Gabriel

(Professor Supervisor PIBID Colégio Rio Branco)

Prof. Dr. José Carlos da Silva

(Professor Coordenador Subprojeto Filosofia UENP)

 

RESUMO: Esta comunicação refere-se a resultados de pesquisa sobre o ensino de Filosofia vinculado aos estudos realizados durante a vigência da bolsa concedida pela CAPES através do programa PIBID CAPES/UENP, cuja realização se deu no Colégio Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Pretende-se apresentar como, a partir de Sócrates, se pode articular estratégias para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. Isso através do uso de duas “ferramentas” caras ao filosofar socrático: a ironia e a maiêutica, sendo a ironia o princípio e a maiêutica o meio para se pensar e “ensinar” Filosofia. Através do uso de tais “ferramentas” tem-se, portanto, uma aula em que o professor é o mediador de um diálogo que visa ser filosófico, sem jamais perder de vista o “rigor” que uma aula de Filosofia, assim como qualquer outra, deve ter.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Filosofia, Sócrates, PIBID.

 

 

PENSAR, LER, ENSINAR: DE QUANTOS VERBOS SE FAZ A FILOSOFIA?

 

Maria Bethânia Helbe Rodrigues

 (UENP/CCHE/FILOSOFIA – bolsista PIBID CAPES/UENP – Filosofia – Colégio Rio Branco)

Prof. Fábio Antonio Gabriel

(Professor Supervisor PIBID Colégio Rio Branco)

Prof. Dr. José Carlos da Silva

(Professor Coordenador Subprojeto Filosofia UENP)

 

RESUMO: Esta comunicação refere-se a resultados de pesquisa sobre o ensino de Filosofia vinculado aos estudos realizados durante a vigência da bolsa concedida pela CAPES através do programa PIBID CAPES/UENP, cuja realização se deu no Colégio Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Para tanto nos apoiamos no livro Didática da Filosofia, de Ericson Falabretti e Jelson Oliveira, em particular no capítulo Pensar, ler, ensinar: de quantos verbos se faz a filosofia? Os autores abordam que um dos principais desafios do ensino da Filosofia é que ele seja tratado como uma questão filosófica, sendo que a própria filosofia já levanta problemáticas sobre sua definição. Além disso adentramos em outra questão fundamental, pois ensinamos filosofia ou ensinamos a filosofar? O pensar é algo fundamental, e é justamente essa característica humana que nos diferencia de outros animais, e é através do pensamento que nos tornamos capazes de aprender. Nesse contexto a filosofia tem o papel de ajudar a pensar, ou seja, ensinar a pensar na prática, pensando, filosofando. Principalmente em nossa sociedade tecnológica, em que tudo acontece sempre rápido demais e temos sempre um computador ou alguém para pensar por nós, essa prática deve ser reaprendida. Da mesma maneira deve-se aprender a ler, pois além de a filosofia estar vinculada ao ato de pensar, ela exige uma calma que atualmente não temos, pois estamos acostumados com tudo muito fácil e em curto espaço de tempo. Como nos coloca o filosofo alemão Friedrich Nietzsche, a leitura nos exige atenção, cuidado, silêncio e lentidão, o que precisamos aprender a ter, pois a leitura nos abre portas para o mundo e também para a liberdade. Dessa forma concluímos que o ensino de filosofia não pode ser algo neutro, pelo contrário, deve causar inquietações em seus alunos, pois deve ensiná-los a pensar, a serem críticos, fazer com que reflitam e que aprendam a ler o mundo. Além disso o professor deve ser um libertador, fazendo com que os alunos encontrem a liberdade dentro deles, sem preconceitos ou dogmatismos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pensar, Ensinar Filosofia, PIBID.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA COMO DISCIPLINA FILOSÓFICA

 

Juliana da Silva Valle

 (UENP/CCHE/FILOSOFIA – bolsista PIBID CAPES/UENP – Filosofia – Colégio Rio Branco)

Prof. Fábio Antonio Gabriel

(Professor Supervisor PIBID Colégio Rio Branco)

Prof. Dr. José Carlos da Silva

(Professor Coordenador Subprojeto Filosofia UENP)

 

RESUMO: Esta comunicação refere-se a resultados de pesquisa sobre o ensino de Filosofia vinculado aos estudos realizados durante a vigência da bolsa concedida pela CAPES através do programa PIBID CAPES/UENP, cuja realização se deu no Colégio Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Defendemos que a história da filosofia como disciplina filosófica vai muito além de uma simples disciplina da grade curricular da Filosofia. Não se deve desconsiderar a história, os acontecimentos, os pensamentos e as teorias que são apresentadas pelos filósofos antigos, medievais, modernos e contemporâneos. A pesquisa sobre a História da Filosofia inicia-se com Hegel, sendo ele o fundador dos paradigmas e métodos dessa ciência e de como a História da Filosofia deveria ser ensinada nos ginásios, qual o currículo e os métodos a serem empregados. Buscamos, dessa forma, compreender a história da filosofia e a história do ensino da filosofia enquanto educação através de Descartes e Nietzsche. Enquanto Descartes afirma que se deve educar para alcançar a sabedoria e desconstruir a tradição filosófica, Nietzsche defende que não se deve educar para sabedoria, mas preparar o aluno. Nossa investigação sobre o assunto proposto apresenta que a História da Filosofia nos possibilita aprender para conhecer, e assim progredir em direção às outras disciplinas filosóficas.

 

PALAVRAS-CHAVE: História da Filosofia, Ensino de Filosofia, PIBID.

 

 

 

ENSINO DE FILOSOFIA: ENTRE A METODOLOGIA DA ACADEMIA DE PLATÃO E A DO LICEU DE ARISTÓTELES

 

Amanda Cristina Santos da Silva

  Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Ciências Humanas e Exatas – FILOSOFIA – Bolsista PIBID CAPES/UENP – Filosofia – Colégio Rio Branco

Prof. Fábio Antonio Gabriel 

(Professor Supervisor PIBID Colégio Rio Branco)

Prof. Dr. José Carlos da Silva

(Professor Coordenador Subprojeto Filosofia UENP)

 

 

RESUMO:  Esta comunicação refere-se a resultados de pesquisa sobre o ensino de Filosofia vinculado aos estudos realizados durante a vigência da bolsa concedida pela CAPES através do programa PIBID CAPES/UENP, cuja realização se deu no Colégio Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Pretende-se apontar diferenças e semelhanças entre as escolas Academia de Platão, Liceu de Aristóteles e Jardim de Epicuro e o método com que cada uma desenvolvia seus conhecimentos e como a disputa entre elas se faz necessária para isso. Para tanto, os filósofos gregos atribuíam a essa disputa  o conceito de Agon, que se referia a toda prática esportiva e política. Conclui-se que o jogo, a boa competição, dá um aspecto lúdico à filosofia e com isso se faz importante para seu ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Filosofia, PIBID, Aristóteles.

 

 

 

NOVA FILOSOFIA COM DESCARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Rogério Nogueira

 (UENP/CCHE/FILOSOFIA – bolsista PIBID CAPES/UENP – Filosofia – Colégio Rio Branco)

Prof. Fábio Antonio Gabriel

(Professor Supervisor PIBID Colégio Rio Branco)

Prof. Dr. José Carlos da Silva

(Professor Coordenador Subprojeto Filosofia UENP)

 

RESUMO: Esta comunicação refere-se a resultados de pesquisa sobre o ensino de Filosofia vinculado aos estudos realizados durante a vigência da bolsa concedida pela CAPES através do programa PIBID CAPES/UENP, cuja realização se deu no Colégio Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Pretende-se apontar as contribuições de René Descartes para o ensino de Filosofia. Trata-se do filósofo que inicia o pensamento moderno, criador do método da dúvida, cujo objetivo principal seria permitir uma organização do pensamento de forma a não incorrer em erros na procura da verdade segura e indubitável. Nesse sentido, Descartes organizou métodos para ensinar e ele próprio começar a se aprofundar nos pensamentos filosóficos e não cometer os mesmos erros de seus discípulos, apresentando a metodologia para a iniciação filosófica seguindo uma ordem de acontecimentos. Descartes deixava um rastro para que as outras pessoas pensassem quando tivessem um mínimo contato com suas ideias, mostrava e escondia ao mesmo tempo. Descartes sugere para o ensino de Filosofia a concepção primária de vivência, logo o pensamento livre surge, pensar o porquê da razão dos fatos e da matéria. Descartes enfatizou o que leva o humano ao erro e que a própria educação que acompanha o ser até a vida adulta colabora bastante para isso. Assim ele apresenta a nova Filosofia, para que esta proporcione o pensamento, fazendo com que o ser humano pense e reflita sobre o seu mundo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Descartes, ensino de filosofia, PIBID.

Voltar